imunologia
ABO
VDRL
COOMBS DIRETO
Nome: Lisiane de Leon Vargas
Professor: Fernando Finoketti
TIPAGEM SANGUINEA E FATOR RH
INTRODUÇÃO
A transmissão das características hereditárias dos indivíduos sempre foi objeto de estudo, como simples subproduto da curiosidade ou do interesse científico. A transmissão das características que determinam os grupos sanguíneos dos indivíduos não é exceção; ao contrário, desperta bastante interesse, devido à necessidade, sempre presente, de ser necessária uma doação dirigida, que é aquela destinada especificamente a um receptor.
A transfusão de sangue entre dois indivíduos deve respeitar a presença de antígenos especiais e específicos existentes nos glóbulos vermelhos e na grande maioria das células do organismo e a presença de anticorpos existentes no plasma sanguíneo. Simples testes de laboratório permitem determinar o grupo sanguíneo dos indivíduos, identificar a presença de antígenos no sangue e avaliar a compatibilidade entre o sangue de dois indivíduos.
Existem substâncias na superfície das hemácias chamadas antígenos, que são produzidas de acordo com a hereditariedade recebida através os genes. Um antígeno é uma substância capaz de estimular o organismo humano a produzir anticorpos. Em condições normais, um organismo não produz anticorpos contra os seus próprios antígenos. Os antígenos da superfície das hemácias ao se encontrarem com os anticorpos correspondentes, produzemaglutinação celular. Por essa razão, os antígenos dos eritrócitos são também chamados de aglutinógenos e a combinação dos antígenos de um indivíduo com os anticorpos de outro indivíduo indica que os dois indivíduos possuem tipos sanguíneos incompatíveis.
Quando nos referimos a tipo sanguíneo, estamos na realidade nos referindo a duas características: o grupo sanguíneo do sistema ABO e á presença ou ausência do fator Rh. O fator Rh presente caracteriza o grupo Rh+ (Rh positivo), enquanto a sua ausência caracteriza o grupo Rh-