Plano de aula
Filho de um advogado do rei estudou medicina, conhecendo muito bem as funções digestivas, usadas em sua obra.
Contrario a estagnação e rigidez de pensamentos, contra a igreja católica, a cavalaria e as convenções medievais, Rabelais ergueu seus dois geniais gigantes de apetites vorazes e hábitos grotescos.
Anticristão, para Rebelais não há mais pecado original ou juízo final. Sua fé esta na vida natural, e seus toscos gigantes simbolizam a nova dimensão do homem renascentista.
Ainda em quanto era frade viajava pelo interior da França, onde entra em contato com os dialetos, as lendas e os costumes, que o influenciarão sua obra.
Publica o primeiro volume de sua obra em 1532, provocando escândalo entre os intelectuais e teólogos da época.
Os personagens do livro Pantagruel e seu pai Gargantua , são gigantes de apetite imenso, Rabelais descreve com detalhes o exercício das funções naturais por seus personagens, o que é considerado obsceno e grotesco. Dentre os tantos episódios relatados em seu livro estão as comilanças e bebedeiras homéricas e episódios escatológicos Por exemplo, Gargantua filho de Grandgousier e pai de Pantagruel, nasce logo aos sua mãe ter um problema intestinal por ter comido muitas tripas, sem falar que Gargantua afoga uma tropa de inimigos após aliviar sua bexiga.
É uma história interessante e devia ser mais ainda na época em que foi escrita, pois contêm uma sátira impiedosa as instituições publicas e eclesiásticas da época.
Antipuritano convicto cultiva o ideal de harmonia entre o homem e a natureza e alimenta um sonho de uma reforma liberal na igreja e nos costumes.
É considerado herege pelos católico e radical demais pelos protestantes.
Morre em Paris.
O valor da sua obra só é reconhecida no sec.