plano de aula
2. Em relação à natureza humana, como divergiram Hobbes e Locke?
Bons estudos. segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado. através deste pensamento cogito ergo sum ( penso logo existo).a filosofia, Descartes rompeu com a tradição aristotélica e com o pensamento escolástico, que dominou a filosofia no período medieval. A separação entre sujeito e objeto do conhecimento tornou-se fundamental para toda a filosofia moderna. o filósofo estava disposto a encontrar uma base sólida para servir de alicerce a todo conhecimento. Na época, a filosofia não se distinguia das outras ciências e o livro deveria ser uma introdução para três escritos científicos, voltados para a meteorologia, a geometria, e o estudo do corpo humano.
Abraço.
para Hobbes, a liberdade absoluta e a evidência da potência das faculdades naturais do homem desencadeiam essa desconfiança recíproca e contínua, gerando medo, o que justificaria a criação de um artifício para solucionar as desordens internas de uma sociedade.
Como descartes chegou á intuiçáo do Cogito ergo sum?
Descartes queria obter um conhecimento que fosse absoluto, inquestionável, dessa forma ele duvidou de tudo que existia, pois ele sabia que não podia provar a existência de nada (solipsismo), a mente poderia estar enganando ele, como já enganou a todos pelo menos uma vez, poderíamos estar sonhando e o mundo não existir.
A ideia dele era produzir um conhecimento que não permita haver qualquer contestação, para isso ele criou uma ferramenta poderosíssima, ele imaginou que um gênio maligno poderia o estar enganando a acreditar em qualquer coisa e usava esta ferramenta para com todas as suas questões, se o gênio pudesse o estar enganando ele