Plano de aula
Curso: Licenciatura em História
Disciplina: Patrimônio Cultural: Técnicas de Arquivamento e Introdução à Museologia
Título do Projeto: “A Educação Patrimonial como Instrumento de Preservação do Patrimônio Cultural”
Aluno: Tatiane Silva Santos
Sítio do Mandú
O Sítio do Mandú é retrato de casa bandeirista de fazenda do século XVII, tem como peculiaridade o vestígio de piso assoalhado. Possui dois alpendres - varandas, na parte frontal e posterior da casa. Característica na disposição de seus cômodos, a capela e quartos de hóspede nos alpendres não têm acesso interno à casa. Tombamento pelo IPHAN em 12/01/1961, com inscrição n.332 no Livro Histórico. Situado na cidade de Cotia-SP, não se sabe ao certo a data exata da construção, mas credita-se como uma construção tardia, do final do século XVI ou início do XVII; os assoalhos dos aposentos internos denotam um refinamento não existente anteriormente.
Ainda que não se conheça sua origem, sabe-se que os potentados em arcos constituídos no entorno da Vila de Piratininga tinham como objetivo a ocupação do território, a produção rural, e a segurança das vias de acesso à cidade. O Sítio do Mandú encontra-se próximo ao ponto da antiga fundação do município, no Caiapiá, e provavelmente serviu como descanso para os viajantes, na maioria bandeirantes, que usavam o local como parada estratégica para recompor suas energias e retomar a viagem. Eles passavam pela região, acessando antigas trilhas indígenas, em direção ao sul do país e interior, em sua busca de riquezas como índios e reservas minerais de ouro, prata e diamantes.
A palavra “mandú” deriva do tupi, Mandu’aha, e significa “carga ambulante”. O terreno é composto por uma casa de estilo colonial, com quatro quartos e dois alpendres Um na frente, fazendo parte da área social, e outro atrás para serviços domésticos.
O Sítio do Mandú visa mostrar o estilo das casas de fazenda do século XVII, como: 1. Um quarto de hóspedes à