Plano De Aula PRONOMES INDEFINIDOS
Aluno(a): NOME | Práticas: Nº DA PRÁTICA / HORA E DIA DA AULA
Estágio de Língua Portuguesa
ESCOLA
Turma TURMA / Número de alunos: Nº | Disposição da sala de aula: DUPLAS, TRIOS, ETC.
Objetivo geral da aula: Levar os alunos a identificar e reconhecer os pronomes indefinidos, já antes trabalhados pela professora regente.
Objetivos específicos: Motivar os alunos à compreensão da importância do uso de pronomes nas construções frasais orais e escritas e sistematizar o uso desses pronomes.
Material: Texto “TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM, NINGUÉM” passado no quadro para os alunos pela professora regente na aula observada dia 24/09/14, caneta e quadro branco.
Referencial teórico:
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens: 6º ano. São Paulo: Atual, 2008.
BELTRÃO, Eliana Santos. GORDILHO, Tereza. Novo Diálogo. 1. Ed. São Paulo: FTD, 2006.
Hora / Atividade
Procedimentos
C14 07h45 > 08h05
C13 08h50 > 09h10
Motivação.
O professor acalma a turma e escreve no quadro a frase “Todo mundo culpou alguém.”, perguntando aos alunos se eles são capazes de explicar com suas palavras quem é “todo mundo” e quem é “alguém”. Em seguida, explica-lhes que as palavras são pronomes indefinidos, e que este será o conteúdo da aula. Pede então que eles abram seus cadernos de português na aula do dia 24/09/14, e pergunta se algum aluno quer fazer a leitura do texto. Caso não haja voluntários, o próprio professor faz a leitura.
C14 08h05 > 08h25
C13 09h10 > 09h30
Explicação do conteúdo.
O professor questiona os alunos sobre o que aconteceria se, no texto, substituíssem “Todo mundo” por “Pedro”, “Alguém” por “Joana”, “Qualquer um” por “Marcos” e “Ninguém” por “Carla”, e refaz a leitura do texto com as devidas substituições, mostrando o uso dos pronomes indefinidos no texto. Após, o professor debate oralmente com a turma as duas perguntas que seguiam o texto (Anexo 1), reforçando a explicação sobre os pronomes indefinidos e passa