PLANO DE AULA JUDO
1. Objetivo Geral - Trabalhar as quedas praticadas no Judô de maneiras diferenciadas; - Fazer com que os alunos vivenciem algumas técnicas trabalhadas na modalidade; - Construir e reconhecer outras possibilidades de movimentar- se.
2. Conhecimentos prévios dos estudantes Domínio das ações motoras de locomoção.
3. Conteúdos Quedas e rolamentos.
4. Procedimentos metodológicos:
AQUECIMENTO (10 minutos) - Primeiramente serão alongados membros superiores e inferiores, e posteriormente iniciaremos com o aquecimento.
- A primeira atividade será a brincadeira do pega-pega, o professor deverá contextualizar com seus alunos para saber se todos conhecem a brincadeira, como, aonde e com quem brincam etc., e deverá avisa-los que a atividade a ser realizada será de outra forma, mas que possui o mesmo objetivo. Os alunos deverão rolar, como na primeira atividade, e deslocar-se apenas deste modo, sempre havendo um pegador que terá que pegar seus colegas deslocando-se com o corpo em rolamento. Nesta atividade, os alunos não poderão ficar de pé em nenhum momento. - Na última atividade, o grupo será dividido em duas equipes para jogar o “futebol caranguejo”. Para ocorrer uma interação maior da turma, o professor deverá perguntar aos alunos quais são seus conhecimentos sobre o futebol, quem gosta de jogar, quem não gosta, qual o time favorito, entre outros e sobre o caranguejo, será solicitado que os alunos mostrem como ele se desloca, o que faz, o que come, etc. A intenção é fazer com que os alunos cheguem à posição desejada para a realização do jogo, que é permanecer apoiados no solo com as duas mãos e os dois pés, com a parte anterior do corpo virada para cima. Os alunos poderão usar somente as pernas para conduzir, passar e chutar para fazer o gol, sem ficar na posição de pé.
AULA PRÁTICA (30 minutos) Brincando de desequilibrar: O objetivo é ensinar a desequilibrar e derrubar os colegas de maneira lúdica, sem se