Plano de aula: Judô infantil
I. Plano de Aula: Data: 05/10/2013
II. Dados de Identificação:
Fundação Helena Antipoff
Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira
Professor (a): Alunos do 2º Período de Ed. Física.
Disciplina: Lutas I
Faixa etária: 10 – 12 anos.
Período: 30 minutos.
III. Planejamento: Nas aulas anteriores os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem a importância do aquecimento, técnicas do judô, diferenciação do esporte da violência e espirito de coletividade. Sendo assim nesta aula o aluno, com auxílio do professor e através das vivências das aulas anteriores, participará de maneira lúdica e prática, na aula, de algumas técnicas e atividades utilizadas no judô.
IV. Tema:
- Práticas pedagógicas do Judô.
V. Objetivos: Desenvolver no aluno o interesse pela atividade física de lutas, através de brincadeiras proporcionando diversão, prazer ao brincar, o despertar para a coletividade, e interpretação da luta judô como atividade prazerosa. Além disso, trabalhar os princípios, aspecto psicomotor, os membros inferiores e superiores, dando tonicidade aos músculos e ventilação respiratória e cardíaca; a noção tempo-reação, equilíbrio e posturas de ataque e defesa.
VI. Desenvolvimento das atividades:
1ª Brincadeira do relógio:
É feita com os alunos em círculo e o professor ao centro com uma corda bem comprida com um nó na ponta. O professor gira a corda rente ao chão no sentido horário e os alunos pulam sistematicamente, vai saindo quem não consegue pular na hora certa. Isso, além de proporcionar o aquecimento inicial, incentiva o espírito desportivo, a agilidade e destreza, os membros inferiores, a noção tempo-espacial.
2ª Brincadeira do Cata folha: Realizada em duplas, colocar uma folha de papel no chão para cada aluno. Cada aluno fica com um pé encima da folha (direito ou esquerdo), logo após cada aluno tentar tirar a folha de baixo do pé do companheiro, podendo até rasga La, mais somente com o pé e tomar cuidar sempre protegendo a