Judô
PLANEJAMENTO
Planejar implica em uma reflexão consciente sobre um assunto para orientar e agir com o fim de alcançar determinados objetivos.
Planejar é prever como alcançar certos objetivos, a partir de cartas realidades e seguir determinados caminhos traçados por antecipação. No processo de ensino do Judô, o planejamento vai auxiliar na estrutura dos conteúdos a serem aprendidos e nos objetivos e fins a serem alcançados no final de cada etapa. A elaboração do planejamento, não cria porém, a obrigatoriedade de cumpri-lo fielmente. A sensibilidade pedagógica do professor deve indicar quando ele deve aproveitar motivações espontâneas dos alunos para obter melhores resultados. Tendo esta concepção de planejamento e, para um melhor racionalização do trabalho, os alunos deverão ser divididos, na medida do possível, em turmas por nível de evolução (pré-iniciação, iniciação, aperfeiçoamento, etc.) e por níveis de faixa etária.
A - DIVISÕES DO PLANEJAMENTO
De maneira simplificada, podemos dividir o planejamento em duas partes :
1- PLANO DE CURSO
Previsão global de todas atividades do professor e dos alunos durante todo tempo que durar o curso (semestral, anual, etc.).
2- PLANO DE AULA
É a menor unidade didática que se organiza com propósito de ensinar; é a sessão de aula propriamente dita.
B- ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO
De maneira geral, o planejamento deve conter a seguinte estrutura:
1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome do clube ou Associação, faixa etária, período de duração, n.º de aulas no período de duração do curso, etc.
2- OBJETIVOS
São as metas estabelecidas pelo professor, que espera alcançar com seus alunos ao longo do plano de curso bem como dos planos de aulas, compatível com cada realidade.
3- ESTRATÉGIA DE ENSINO
É a forma como os conteúdos serão ministrados, sempre no sentido de tornar as aulas mais motivadoras e o processo de ensino o mais eficiente e racional