Plano de aula ginástica tradicional do seculo xix
UFG- 1º período Educação física Licenciatura
Aluna: Thallita Kétsia Martins
Tema: Aula tradicional do século XIX
Objetivo: O objetivo dessa aula vai além de uma simples aula tradicional do Século XIX, mas sim promover entre os alunos, o condicionamento fisico e exercitar a mente, além da disciplina, ordem, moral e normas de comportamentos que são aplicadas durante as aulas. Além de proporcionar uma aula diferente das expectativas atuais, tem o objetivo de fazer com que os alunos se supreendam e se interessem por um assunto que está fora da sua realidade vivenciada atualmente. A aula pode ser descrita como algo que ultrapassa os conceitos de ginástica que as pessoas pressupõe no senso comum.
Conteúdo da aula: Na aula serão utilizados como conteúdos: exercícios corporais sistematizados, como por exemplo, corrida, exercicio de força, agilidade e afins, na intenção de que os alunos possam aprender o fundamentos basicos e esportivos da Ginástica tradicional.
Procedimentos Metodológicos: Um dos critérios utilizados para ministrar a aula é o comando autoritário do professor, como centro da aula, utilizando-se de um apito para manter o controle sobre a turma.
Princípios Pedagógicos:
*repetição;
*padronização;
*tecnicismo;
*disciplina rigorosa;
*autoritarismo;
*seletividade;
*capacidade fisica.
Avaliação: A avaliação abrange todo o conteúdo ministrado durante as aulas, corrigindo os desvios de objetivos, e certificando-se de que o objetivo esperado foi alcançado por todos os alunos, por meio de uma prova ou aula prática que os alunos mostram seu aprendizado.
Observações: A diferença que há entre as aulas tradicionais do século XIX e as aulas atuais, é o espaço fisico em que se passa a aula, como experiencia, eu pude ver que antigamente as aulas eram simples, ao ar livre, sincronizadas e sem muita tecnologia, e as aulas atuais, são em espaços fechados, com ar condicionado, espelhos e com alunos fazendo atividades alternadas. Na