Ginastica
GINÁSTICA PARA TODOS: PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO LAZER
Nara Rejane Cruz de Oliveira Universidade de São Paulo – Brasil
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a prática da Ginástica no contexto do lazer, apontando a Ginástica para Todos como modalidade capaz de proporcionar a democratização do acesso à cultura corporal, ao lazer crítico e criativo. Palavras-Chave: Palavras-Chave: ginástica; Ginástica para Todos; lazer.
LEISURE. GYMNASTICS FOR ALL: PERSPECTIVES IN THE LEISURE.
Abstract: The work has for objective to reflect on the Gymnastics related to the leisure, demonstrate the Gymnastics for All as modality with capability of the democratic access on the physical culture, critical and creative leisure. Keywords: Keywords: gymnastic; Gymnastic for All; leisure.
INTRODUÇÃO
A ginástica contemporânea foi construída a partir de determinados modelos, especialmente os métodos ginásticos europeus do século XIX. A partir do século XX, o caráter competitivo passou a ser sua característica marcante, além da finalidade estética, que ganhou notoriedade especialmente a partir das décadas de 1980 e 1990, com o surgimento em massa de academias de ginástica. No Brasil, assistimos no início deste século XXI a ascendência das ginásticas competitivas, conseqüência do destaque de ginastas do país em competições internacionais, tanto na Ginástica Artística (antiga Ginástica Olímpica) quanto na Rítmica, modalidades consideradas tradicionais, em cujos pódios figuravam até algum tempo atrás apenas europeus e americanos. Por outro lado, a ginástica com finalidade estética, praticada especialmente em academias, tem ganhado grande espaço, com a promessa (nem sempre cumprida) de esculpir o corpo por meio de sua prática e promover saúde. Sob estas perspectivas, a ginástica foi se consolidando na sociedade como prática elitizada, em dois sentidos: 1-Na prática competitiva, visto que se sobressaem