1. A HISTÓRIA DA GINÁSTICA E CONCEITUAÇÃO DA GINÁSTICA PARA TODOS
A colonização alemã na região sul do Brasil, trouxe a ginástica para aquela região, fazendo com que sua difusão para o restante do território nacional se inicializasse através dela. Em 1951 a ginástica olímpica foi oficializada no país, tendo as principais federações no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Em, 1951, as atitude consolidaram os fatos que proporcionaram as maiores mudanças, na modalidade. Neste ano houve a filiação da ginástica na Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Logo realizou-se o primeiro campeonato brasileiro em São Paulo, e a partir dele o Brasil filou-se a Federação Internacional de Ginástica (FIG).
Tão logo grandes esportistas começaram a integrar o mundo da ginástica, assim desenvolvendo a cada dia mais a ginástica brasileira, dentre as grandes personalidades da ginástica de nosso país, podemos destacar a professora Tiona Pinker, húngara, principal responsável pela introdução e propagação da ginástica moderna, hoje denominada Ginástica Rítmica Desportiva.
Temos o também o nome do professor Enrique Wilson Libertário Rapesta, nascido na Argentina, considerado como o maior incentivador da ginástica olímpica de nosso país.
O crescimento da ginástica vem se confirmando a cada ano, de 1951 á 1978, foram inúmeros feitos e conquista, que levaram a centenas de pessoas envolvidas a acreditar ainda mais e a levar o nome da ginástica para um novo e longo caminho. Tão logo foram criadas entidades especializadas, uma identidade independente logo começou a nascer, e grandes feitos do passado renasceram num novo presente promissor para o esporte.
Em 25 de novembro de 1978, houve um marco na ginástica no Brasil, nessa tara nasceu a confederação