Plano de aula genero textuais
GÊNERO TEXTUAL
PÚBLICO ALVO: JARDIM PERÍODO: 4 DIAS GÊNERO ESCOLHIDO: Fábula “A Galinha Ruiva”
Descrição do Gênero:
Fábula, vem do latim fabulare : falar, narrativa simples e clara, onde animais e objetos são os personagens, com características e atitudes humanas. Tem uma função social, de preservar e ensinar moralmente aos povos como devem agir. Nasceu no Oriente, foi reinventada pelo escravo grego Esopo, mais tarde, Fedro, um escravo romano que reescreveu em forma de verso. O francês Jean de La Fontaine foi o grande responsável pela divulgação das fábulas no Ocidente Moderno. Este gênero está ligado, em sua origem, a tradição oral. As fábulas podem ser encontradas em vários contextos elaborados por diversos autores, que reescrevem e deixam suas marcas autorais, como na mídia, livros impressos, vídeos/áudios da internet e programas de TV. A fábula “A Galinha Ruiva”, escrita por Penryhn Coussens, 2002; tem por finalidade de repassar às pessoas, mensagens e valores, que giram em torno da preguiça e da ociosidade, e aborda a importância da solidariedade e da cooperação.
Objetivos: Geral: Contextualizar o gênero fábula, sob o olhar abrangente das necessidades e potencialidades das ações possíveis a serem realizadas pela criança. Específicos: Reconhecer o gênero fábula; - Compreender a moral da fábula “A Galinha Ruiva”; - Produzir textos; - Montar a história da “A Galinha Ruiva”; - Dramatizar a história.
Procedimento Metodológico:
1º Passo: Iniciar as atividades organizando os alunos para apresentação da fábula, questionar: - Alguém sabe o que é uma fábula? - Já ouviram uma? Aonde? - Quem saberá contar uma? Seqüenciar explicando, que fábulas são histórias que ensinam as pessoas, a agirem de maneiras diferentes, serem mais amigas e companheiras, e falar que em geral são utilizados animais ou objetos, com vozes humanas, para contar as histórias.
2º Passo: Apresentar a capa do livro que contenha a história, e algumas das ilustrações,