Plano de aula- fundação da cidade do rio de janeiro
Plano de aula
Tema: História do Rio de Janeiro
Assunto: Fundação da cidade do Rio de Janeiro, analisando a presença dos franceses na cidade no período de 1555 até 1560.
Objetivo: Entender a questão do desinteresse de Portugal com a colônia. Analisar como foi a chegada dos franceses no Rio de Janeiro, a instituição da França Antártica e o porque da invasão na cidade. E informar como se desenvolveu o processo de expulsão dos franceses, discutindo o contexto da fundação da cidade do Rio de Janeiro.
Desenvolvimento:
1ª) Situar o aluno nos acontecimentos europeus no século XV e XVI.
Entre os séculos XVI e XVII, franceses e holandeses invadiram o Brasil e tentaram se estabelecer no território que era colonizado por portugueses. França a e Holanda, nesse período já haviam passado por seus respectivos processos de unificação se caracterizando mercantilistas. E por estarem ocupados com seus conflitos, não participaram inicialmente do “Boom” das Grandes Navegações no inicio do século XV. E é nesse contexto que os franceses aportam na Baia de Guanabara em 1555, estão ansiosos por anexar territórios, recuperando o tempo perdido.
Nesse caso, devemos deixar claro que as características das explorações realizadas por franceses são diferentes, comparadas a dos portugueses. Eles acreditavam que era preciso estruturar a colônia e desenvolvê-las para só então retirar delas o que quisessem (com uma visão menos predatória, mas não menos exploratória).
2ª) Começar a discutir o objetivo da aula. * Diferente dos espanhóis, os portugueses não se interessam, a principio, pelo Novo Mundo. Eles não querem estabelecer vínculos com a terra descoberta, sendo assim, não se preocupam com a questão estrutural do Brasil, só se interessam em acumular riquezas e regressar para Portugal. Ao longo dos séculos XV e XVI, portugueses anexam vários territórios, tanto na África quanto na Ásia, pois estabelecem uma rota de especiarias muito rentável. Como o comércio de