Anisio teixeria
NO RIO DE JANEIRO (1931-1935) E NA BAHIA (1947-1951)
DÓREA, Célia Rosângela Dantas
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo se constitui em uma das etapas de nossa pesquisa de doutorado, que se encontra em andamento, e visa apresentar os resultados até agora obtidos com base numa análise preliminar das políticas de edificações escolares implementadas pelo educador Anísio Teixeira (1900-1971), em suas administrações à frente das Secretarias de Educação, no Rio de Janeiro-DF (1931-1935) e na Bahia (1947-1951).
Nesta pesquisa, utilizamos como referencial de análise os Relatórios
Administrativos e Livros1, de autoria do próprio educador, com o objetivo de caracterizar a organização do espaço escolar em cada um dos períodos estudados, buscando identificar os aspectos, pedagógicos e arquitetônicos, que dão proximidade às propostas de escolas adotadas nesses dois períodos.
Em suas administrações públicas, na área educacional, Anísio implementou uma série de reformas e deu ênfase especial ao planejamento das edificações escolares criando, até mesmo, setores específicos para tratar dessas questões. Para ele, sem instalações adequadas não poderia haver trabalho educativo e por isso, o prédio escolar, base física e preliminar para qualquer programa educacional, tornava-se indispensável para a realização de todos os demais planos de ensino. Para Anísio, enquanto as demais instituições exerciam ação educativa sem plano definido e sem controle de resultados a escola era “a instituição conscientemente planejada para educar”. (TEIXEIRA,
1997:255)
1
Fontes de pesquisa, produzidas por Anísio Teixeira, com descrição das experiências desenvolvidas durante as suas gestões administrativas, nos períodos estudados:
- O sistema escolar do Rio de Janeiro, D.F. Rio de Janeiro: Departamento de Educação da Diretoria
Geral de Instrução Pública, 1932. (Relatório Administrativo)
- Educação pública: