Plano de aula de natação
DATA: 09/09/2011
TURMA: 2º Período
Nº DE ALUNOS: 30 alunos
OBJETIVO GERAL: A proposta desta aula é promover a adaptação dos alunos ao meio líquido, através de atividades lúdicas, utilizando jogos e brincadeiras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Desenvolver a descontração facial e a visão subaquática. 2. Conhecer as propriedades químicas de produtos utilizados para limpeza da água. 3. Estimular e desenvolver o trabalho coletivo.
MATERIAL: Letras e números coloridos que não flutuem.
Desenvolvimento:
Atividade 1: “ Visão sub-aquática”. Esta atividade tem como objetivo estimular a descontração facial no meio líquido, desenvolvendo a capacidade de abrir os olhos, com a cabeça submersa, ou seja, embaixo da água. A capacidade de abrir os olhos embaixo da água é de fundamental importância para o aluno que está aprendendo a nadar, pois facilita muito a percepção espacial e o direcionamento do deslocamento no meio líquido. Os alunos das duplas devem estar um de frente para o outro. Ao sinal do professor, eles devem submergir juntos, um dos alunos escolherá um número, por exemplo, o número quatro e mostrará ao colega de dupla uma quantidade de dedos igual à do número que havia pensado. O colega de dupla deverá identificar a quantidade de dedos mostrada e, ao voltar à superfície, deverá dizer ao colega a quantidade de dedos que viu embaixo da água. Os alunos terão que abrir os olhos várias vezes de baixo da água. Provavelmente, isso irritará os seus olhos. Explicarei o motivo pelo qual isso ocorre, mostrando como os produtos de limpeza são importantes para a assepsia da água, mas que também geram efeitos nocivos a nossa saúde, quando entram em contato com o nosso corpo, de forma inadequada. Mostrarei a importância da utilização dos óculos para a proteção dos olhos, durante o período em que o aluno está na água.
Atividade 2: “Pescando na piscina”. Esta atividade tem como objetivo estimular a descontração facial e o