Plano de aula Natação
TEMA: Aprendizagem de Natação (Nado Costas)
Faixa Etária:
14 a 15 Anos.
Tempo:
50 minutos.
Material Utilizado:
Pranchas, flutuadores e espaguetes.
Objetivo:
Os alunos irão aprender os movimentos iniciais do nado costas. Aprender as braçadas do nado costas; aprender as pernadas alternadas do nado de costas; aprender o controle do corpo em decúbito dorsal, fazendo assim uma aula ao mesmo tempo prazerosa e proveitosa.
Conteúdo:
Aprender a flutuar, respirar, nadar com pranchas de costas, pernadas de costas, braçadas e descanso.
Metodologia:
Atividade 1. Aprendendo a flutuar e respirar (5’):
Distribua os espaguetes para os alunos. Peça para que o posicionem nas costas, logo abaixo dos braços. As crianças devem se deitar tentando estender o corpo, olhando para o céu/teto de maneira relaxada e com a respiração tranquila. O professor deverá ajuda-los a relaxar. Chegue perto e ajude-a a posicionar seu corpo, dando-lhe segurança.
Atividade 2. Com a prancha (10’):
Troque os espaguetes pelas pranchas, de forma a aumentar a independência em relação aos flutuadores. Peça para que a coloquem atrás da cabeça como um travesseiro e que se deitem na água. Repita o mesmo procedimento com as que estiverem mais inseguras. Atente-se ao ritmo de respiração.
Atividade 3. Pernadas com ajuda (10’):
Nesse momento, ensine as pernadas alternadas para seus alunos. Muitos deles provavelmente já saberão como fazer, mas não em decúbito dorsal. Distribua os alunos em duplas para que um ajude o outro durante a realização das pernadas. Com os braços estendidos acima da cabeça e segurando a prancha, peça que se deitem lentamente na água e realize as pernadas alternadas. O colega deverá ajudá-lo no deslocamento e na manutenção da direção, sempre pegando na prancha e puxando-o. Em seguida, troque os papéis. Quem foi ajudado passa a ajudar o outro que realizará as pernadas.
Atividade 4. Braçadas (10’):
Peça