topografia
Topologia: estuda as formas exteriores do terreno e suas leis;
Topometria: estuda a posição relativa dos pontos (planimetria, altimetria e planialtimetria).
Levantamento topográfico: “Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos e de distâncias com instrumental adequado implanta pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas”.
Aplicação: projetos e execução de estradas, grandes obras de engenharia, locação de obras, trabalhos de terraplenagem e planejamento urbano.
Erros: Condições ambientais: causados pelas variações das condições ambientais, como vento, temperatura, etc. Exemplo: variação do comprimento de uma trena com a variação da temperatura.
Instrumentais: causados por problemas como a imperfeição na construção de equipamento ou ajuste do mesmo. A maior parte dos erros instrumentais pode ser reduzida adotando técnicas de verificação/retificação, calibração e classificação, além de técnicas particulares de observação.
Pessoais: causados por falhas humanas, como falta de atenção ao executar uma medição, cansaço, etc.
Os erros, causados por estes três elementos apresentados anteriormente, poderão ser classificados em:
• Erros grosseiros • Erros sistemáticos • Erros aleatórios
MÉTODOS DE LEVANTAMENTOS: levantamento por trena (triangulação), teodolito e/ou nível (taqueometria), Estação Total, GPS (Global Positioning System), lazer scanner e fotogrametria.
Piquetes: Permitem a materialização do ponto topográfico no terreno;
Estacas Testemunhas: finalidade de facilitar a localização dos piquetes;
Balizas: Utilizadas para manter o alinhamento entre pontos
Nível de cantoneira: permite ao auxiliar segurar a baliza na posição vertical sobre o piquete ou sobre o alinhamento a medir.
Nível de Mangueira: permite proceder à medida de