Resenha EIXO 3: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A educação, por si só, não transforma diretamente a estrutura social é necessário buscar uma metodologia e uma lógica que deem conta de apreender o movimento do real com todas as contradições presentes.
A escola tem como objetivo socializar os conhecimentos produzidos pelos homens, independentemente da classe social. O psicólogo no contexto educativo pode focar mais adequadamente determinadas áreas de intervenção e desenvolver um trabalho envolvendo toda a comunidade escolar - professores, pais, funcionários, estudantes.
Para conhecer melhor o contexto escolar é necessário compreender: que escola é essa em que estamos trabalhando? Qual a finalidade dessa escola? E deve saber a respeito da realidade da escola e ter em mãos todos os dados de reprova e demais informações da escola. Além destes dados, é fundamental que se conheça o projeto político pedagógico da escola.
Ao acompanhar o cotidiano do processo pedagógico participar em equipe, da elaboração dos planos de aulas, dos conselhos de classe, colaborando para que os conhecimentos da psicologia para que possam contribuir para que a escola atinja suas finalidades.
Nas primeiras décadas do século XX, devido ao movimento higienista, muito presente na sociedade brasileira, os problemas escolares eram justificados por meio da saúde do estudante (Boarini, 1998). O insucesso escolar, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem. O psicólogo, nesse caso, deve buscar não patologizar os problemas que surgem no processo ensino-aprendizagem, se opor a medicalização dos problemas escolares com diagnósticos que classificam as crianças como disléxicas ou