O clima após tempestade
Curso de Administração
FUSÃO O Clima Após Tempestade
Marco Antonio Soares Morais
Belo Horizonte
2010
Marco Antonio Soares Morais
FUSÃO O Clima Após Tempestade
Caso para ensino apresentado à Faculdade Pitágoras como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração.
Orientadora: Lília Tavares Mascarenhas
Belo Horizonte
2010
SUMÁRIO
Conteúdo
1 RESUMO 4
2 E tudo começou... 4
3 dia de sol 5
4 o tempo fechou 6
5 O divisor de águas 7
6 A TEMPERATURA COMEÇA A CAIR 9
7 TORMENTAS 12
8 Clima Após tempestade 15
9 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
BIBLIOGRAFIA 17
1 RESUMO
Após a fusão com a Brasil Telecom a Oi se tornou a maior empresa de telecomunicações do Brasil. A fusão foi marcada pelo alto valor financiado pelos cofres públicos e o modelo de gestão adotado pela Oi. Os resultados obtidos após este processo, no que tangem o clima organizacional, são abordados no caso. Destaca como clima organizacional pode afetar os resultados, gerando insatisfação do cliente interno e do cliente externo. Apresenta alguns índices regulamentadores da Anatel, extraídos no período após fusão.
2 E tudo começou...
Em 1998, o Ministério das Comunicações decidiu dividir a Telebrás, antiga estatal do governo, em doze companhias. A maior delas era Tele Norte Leste S.A., transformada em Telemar em abril de 1999.
O nome TELEMAR vem de TELE (telefonia – o serviço que a empresa presta) e MAR (a região na qual a operadora atua - faixa que compreende o litoral da região Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil).
Em 2007, a mesma passou a adotar a marca Oi para telefonia fixa, banda larga e DDD. Assim como sua empresa de telefonia celular, a Oi Móvel. Apresenta também a marca Oi TV, que será usada em todos os serviços de conteúdo audio visual já