Plano de Aula Critico Superadora
UNIVALI
DISCIPLINA:METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º Período
ACADEMICAS: Adriene Silveira, Ariane Rover, Antônio Felipe, Fernando Gregório e Taise Naide Martins
TEMA:CRITICO SUPERADORA- AMARELINHAS
Serão realizadas 4 atividades.
Objetivo:
Descrição:
Tempo:
Material:
Espaço:
Aprender amarelinha a partir de elementos que o compõe, socializando-se com os colegas visando à aprendizagem de atitudes coletivas, realizar os movimentos básicos de arremessar, saltar com um e dois pés, girar e equilibrar-se e projetar e construir sequências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e os dos colegas.
Procurar a entender com é cultura corporal brasileira e buscando desenvolver a cultura corporal do aluno como parte de sua realidade social através do jogo
1- Os alunos irão se organizar em pequenos grupos de 3 a 5 elementos, cada grupo irá desenhar a sua amarelinha.
2- Os grupos serão convidados a visitar e a experimentar a amarelinha dos outros colegas.
3- Os alunos terão 3 modelos de amarelinhas diferentes para ser vivenciadas na aula.
4- Desafio para grupo: Turma será dividida em 2 grupos tendo que projetar uma Amarelinha com as mesmas casas da amarelinha tradicional, em uma ordem diferente! O fundamental é que a sequência proposta seja possível de ser executada por todos do grupo. E para que isso possa ocorrer, devem considerar os limites e habilidades de cada um dos componentes na projeção e construção das sequencias.
Além das cartas inumeradas de 1 á10 haverá 4 cartas em branco que devem ser utilizadas para que os alunos escolham outros movimentos além dos saltos com um e dois pés, e escolham uma forma de representar esse movimento na carta. Esses movimentos novos devem ser incluídos na sequência proposta, junto com os elementos da amarelinha tradicional.
Os alunos podem projetar as suas sequências no chão mesmo, ordenando as