Desprezando a Abiogênese
Objetivo: Ampliar nossos conhecimentos sobre abiogênese e biogênese, entender acontecimentos cotidianos (como o surgimento de fungos e bactérias em determinado alimento), aprender a ter ponto de vista e saber criar hipóteses.
Componentes e reagentes da experiência:
- Guardanapo (usado para segurar a manta aquecedora)
- Caldo Knorr, água e Sazon (usados como reagentes)
- 2 potes de vidro médios, um com tampa e o outro sem (usados para exercer o experimento)
- 1 pote de plástico (usado para depositar água quente para a esterilização dos componentes)
- Bucha de lavar louça (usada para lavar os componentes inicialmente)
- Manta aquecedora (usada para aquecer a água)
Metodologia:
- Lavamos todos os recipientes com água e detergente, para mais tarde, esterilizarmos ambos e deixarmos de molho para eliminar sujeira ou qualquer tipo de substância presente.
- Retiramos os recipientes da água quente, aquecida pela manta aquecedora, e secamos um por um, para assim, começarmos a experiência.
- Pegamos água da torneira e depositamos nos dois potes de vidro (um com tampa e o outro sem), dissolvemos mexendo o sazon e o caldo Knorr na água, porém o caldo Knorr não se dissolveu completamente.
- Fechando um pote e deixando um outro aberto com o experimento, guardamos os mesmos em um laboratório onde a temperatura é ambiente e retornamos uma semana após todo o experimento.
Resultado: Após esperarmos uma semana para ver o resultado obtido, retornamos ao laboratório e reparamos que haviam fungos de dois tipos no pote que deixamos aberto, fungos com machas ao redor e fungos sem manchas. O outro pote estava, aparentemente, do mesmo jeito,porém, quando abrimos, estava com um terrível odor. Discussões:
- Pote com tampa: Deduzimos que o experimento estava com mau cheiro pelo aparecimento de bactérias. O que pode ter causado isso é o desuso da gaze (um tecido usado por cientistas e médicos para impedir a proliferação de bactérias) e a própria