Plano de aquisições
1 - Planejar o Gerenciamento das Aquisições.
Selecionar fornecedores qualificados para os bens e serviços do projeto e controlá-los eficazmente, baseados em uma avaliação das suas habilidades em executar o trabalho.
A equipe do projeto deve documentar as exigências do projeto e do produto que cobrem as necessidades técnicas a serem atendidas.
Os padrões de qualidade que devem ser seguidos pelos fornecedores devem ser compatíveis com os padrões da empresa. O trabalho a ser contratado deve ser definido e planejado de acordo com os procedimentos.
O fornecedor deve apresentar um plano de trabalho que deverá ser analisado e aprovado pela equipe do projeto.
2 - Conduzir as Aquisições.
Diminuir o custo:
Realizar cotações com fornecedores brasileiros que possam atender as necessidades do projeto, ou seja, que possam fornecer produtos de acordo com as especificações exigidas.
Contactar fornecedores de componentes similares que atendam as especificações técnicas que possam substituir os componentes originais do sistema.
Diminuir o prazo:
Negociar com o fornecedor a possibilidade de alteração no horário de trabalho, ou fazer hora extra para adiantar as entregas.
Realizar cotações com fornecedores brasileiros que possam atender as necessidades do projeto, ou seja, que possam fornecer produtos de acordo com as especificações exigidas.
As aquisições no projeto devem ter como base a WBS, ou seja, realizar as entregas por etapa.
3 - Controlar as Aquisições.
Acompanhar e rever o desempenho e resultados do fornecedor, através de planilhas e contato com fornecedor.
4 - Encerrar as Aquisições.
A equipe do projeto deverá verificar se as exigências do contrato foram cumpridas e documentará as lições aprendidas.
A equipe do projeto deve manter um arquivo, com todas as documentações de encerramento do projeto (referência do contrato), para facilitar auditorias ou revisões.
Deve conter os índices na pasta do contrato