Henri
Atuou como médico na primeira guerra, cuidou de pessoas com disturbios psiquiatricos. Criou um laboratorio de psicologia paraestudar o comportamento da crança.
Quatro anos mais tarde tornou-se professor na universidade SORBONE e ajudou a revolucionar o sitema de ensino daquele país. Ao longo de sua vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças. Participou das forças de resistência contra Adolf Hitller e foi perseguido pela GESTAP politica nazista, durante a segunda guerra mundial (1939/1945).
Em 1947 propôs mudanças estruturais no sistma educacional, tinha idéias construtivas de que nenhuma criança deveria ser reprovado, lançou uma revista na qual inspirou novas idéias no mundo da educação, por sua vez era bem visto por pesquisadores.
A escola deve proporcionar formação integral( intelectual, afetiva e social. Para Henri Wallon sua teoria pedagôgica diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito que um simples cerêbro.
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para sala de aula , fundamentou sua idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, o movimento, a inteligência a formação do eu como pessoa.
Wallon dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar ou excluir; A própria negação do ensino.
As transformações fisiológicas em uma criança revelam traços importantes de caracter e personalidade. Segundo teoria Wallon as emoções dependem fundamentalmente da orgânica e espaço para se manifestar. Estudos realizados por Wallon com crianças entre 6 e 9 anos mostra que o desenvolvimento da inteligência dependem de como cada um faz as diferenciações com a realidade exterior.