PLANO DE ABANDONO
PLANO DE ABANDONO
CLAUDIANA ARAUJO
NATÁLIA COELHO
O QUE É O PLANO DE ABANDONO?
Ação ordenada de desocupação do prédio, que tem por objetivo minimizar e prevenir o máximo possível a ocorrência de acidentes que possam provocar danos pessoais.
OBJETIVO:
Promover a proteção humana, mantendo a comunidade escolar segura em situações de risco, realizando treinamentos baseados em normas de segurança nacionais e internacionais, além da construção de um Plano de Abandono, com vistas a minimizar os impactos desastrosos de um sinistro assim como preparar os ambientes escolares traçando rotas de fugas para o abandono da edificação de maneira ordenada e segura.
Ações essênciais para execução do Plano de Abandono:
Ponto de encontro;
Rotas de Fuga;
Planta de Emergência.
PONTO DE ENCONTRO:
Local previamente estabelecido, onde serão reunidos todos os alunos, professores, funcionários e outras pessoas que estejam em visita à escola. Neste local, as faltas de alunos constatadas pelos professores ou a ausência de funcionários, deverão ser comunicadas o mais breve possível ao responsável pelo Ponto de Encontro. Ele por sua vez, deve repassar as informações ao chefe de equipe de emergência para que as devidas providências sejam tomadas.
Exemplos:
ROTA DE FUGA:
Trajeto a ser percorrido em passo rápido do local onde esteja a pessoa até o Ponto de Encontro. Na análise desse trajeto devem ser observados os pontos críticos do caminho como por exemplo: cantos vivos de parede, locais escorregadios, escadarias sem corrimão, guarda- corpos irregulares, centrais de gás, portas e portões de difícil acesso.
PLANTA DE EMERGÊNCIA Representação gráfica em forma de planta que orienta os ocupantes de cada ambiente da escola sobre qual Rota de Fuga deve ser seguida para o abandono da edificação em