PLANO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DOS
CONSELHOS ESCOLARES
PLANO DA INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA
NOME DO ESTUDANTE: Sandra Regina de Souza Ghanem
Introdução:
Minha trajetória profissional é bastante simples. Sou profissional da educação graduada em pedagogia, com especialização em informática educativa e MBA em Gestão da Informação.
Exerço minhas funções na sede da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso – SEDUC espaço que propicia experiências afirmativas em elaboração de Plano de trabalho anual, projetos educacionais, planos de ação, gestão de tecnologia da informação, entre outras. Essa experiências gradualmente vem sendo desenvolvidas e aplicadas na rotina das atividades que desempenho nas áreas de atuação: planejamento, estatística e tecnologia da informação na
SEDUC-MT. Atualmente faço parte da equipe da Superintendência de Gestão Escolar prestando serviços na Coordenadora Articulação de Políticas, como coordenadora da equipe que tem como missão propor medidas que promovam a consolidação de políticas públicas visando a integração entre os sistemas no atendimento às demandas educacionais.
No desempenho de minhas funções pude perceber as dificuldades das secretarias municipais de educação em elaborar de forma participativa o Plano de Ações Articuladas – PAR. A participação ocorre por indicação do gestor quando deveria ser espontânea. Não existe a predisposição por parte dos profissionais da educação em participar das ações de planejamento da educação do município que está inserido.
O PAR que é uma ferramenta de planejamento do Ministério da Educação, de caráter plurianual, construído com a participação dos gestores e educadores municipais, baseado em diagnóstico de caráter participativo, permite a análise compartilhada do sistema educacional.
Como cursista do curso de Conselhos Escolares oferecido pelo Programa Nacional de
Fortalecimento dos