PIP Plano de Intervenção Pedagógica
Condução Defensiva
2. Enquadramento
Nos últimos anos tem havido uma enorme preocupação com a sinistralidade rodoviária, sendo as campanhas de prevenção e a criação de uma legislação mais punitiva os principais pontos a destacar pelas autoridades competentes, todavia os números teimam em não baixar e ano após ano as consequências devastadoras são bastantes, afetando muitas pessoas, embora o número de vítimas mortais tenha diminuído o número de ocorrências tem aumentado.
Partindo do pressuposto que a maioria dos acidentes ocorrem devido a erros humanos, é fundamental uma formação mais completa e com uma vertente mais dinâmica, voltada para os aspetos relacionados com os condutores e as suas atitudes ao volante, não subvalorizando a componente teórica prática, as condições da via e a nossa própria cultura.
Praticar uma condução defensiva é a melhor maneira de conduzir e adotar um comportamento e atitude para preservar a vida, a saúde e o meio ambiente pois tem como conceito. O condutor deve manter uma atitude responsável na tarefa da condução, estando ciente dos riscos que corre e consciente de que é dele próprio que provêm os maiores perigos, da sua concentração, do seu estado físico, do seu carácter e das suas emoções.
A condução segura exige treino, experiência e uma atitude adequada, exige que o condutor saiba efetuar as manobras na via, de forma precisa e atempada. Podemos treinar para reagir a todo o tipo de situações, desenvolvendo técnicas mais ou menos avançadas, especiais e evasivas para reagir a situações de perigo.
3. Duração do Módulo Este módulo tem a duração de 30 horas.
06 horas – Aulas teóricas
24 horas – Aulas práticas O horário das atividades formativas é das 09:30 às 16:30 horas
4. Público-alvo Este módulo destina-se a todos os formandos do curso “Técnicas avançadas de condução”.
Motoristas
Estafetas
Trabalhadores do setor automóvel
Público em geral
Requisito : Titulo