Plano Da Aula
Com este trabalho escrito (plano da aula) pretendemos uma melhor planificação da aula, uma aula organizada para que os outros alunos a possam aproveitar, e uma melhor explicação dos exercícios realizados.
Com o trabalho prático (aula) esperamos poder ensinar alguns dos muitos jogos tradicionais que existem no mundo, e também proporcionar uma melhor saúde e bem-estar, sem nos esquecermos da diversão.
O QUE SÃO JOGOS TRADICIONAIS?
Os jogos tradicionais constituem uma nascente importante da cultura popular.
Este tipo de jogos varia de região para região e é normalmente praticado em épocas bem determinadas do ano ou em intervalos do trabalho agrícola, ou pelas crianças nos momentos de lazer, contribuindo de modo saudável para a ocupação das horas livres.
Os jogos tradicionais são muito antigos, praticados desde há séculos e são transmitidos de geração para geração. No entanto, conforme cada região, as diferentes gerações adaptam-nos à sua maneira de ser e de viver.
Assim, existem inúmeras variantes de um mesmo jogo (como por exemplo, em Portugal existem registadas mais de cinquenta variantes do conhecido “Jogo da Malha”.
A denominação de cada um deles revela quase sempre as suas características e regras principais. Este tipo de jogos apresenta as seguintes características:
Cultura- Fazem parte dos conhecimentos adquiridos de geração para geração e estão relacionados com o Folclore, o teatro, as lendas, as adivinhas, os costumes, etc.
Movimento- As suas diferentes formas de exteriorização promovem um grande contacto com os mais variados tipos de movimento: o salto, o lançamento, a corrida, etc.
Competição Saudável- O mais importante é o convívio simples e saudável entre as pessoas ou grupos, próximas ou distantes.
Diversão- É um momento de descontração, de pausa no trabalho diário.
Outra das suas vantagens é que os jogos tradicionais não alimentam o consumismo, pois os praticantes podem fazer os seus próprios objetos. Eles fazem parte do convívio