Plano anual do ensino médio
Objetivos Gerais
1-Ser capaz de participar de natureza relacional, reconhecendo e respeitando suas características físicas e desempenho motor.
2- Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade solidariedade na prática dos jogos, lutas e dos esportes, buscando encaminhar os conflitos de forma não-violenta.
3-Relacionar a diversidade de manifestações da cultura corporal de seu ambiente e de outros, com o contexto em que são produzidas e valorizadas.
4-Aprofundar-se no conhecimento dos limites e das possibilidades do próprio corpo
Metodologia
* Explorar os jogos; * Criar e ressignificar suas práticas corporais, apropriar-se do jogo; * Ensinar (ensinar aos outros suas construções culturais – falar sobre o que aprendeu)
Discussões sobre os temas da atualidade ligados a cultura corporal, leituras de texto, dinâmica de discussão em grupos, uso de vídeos, montagem de mural de informações sobre os esportes e outras praticas corporais.
Colocar o trabalho como referência de orientação para a vida respeitando o modo de ser de cada aluno e ajustando o trabalho as suas necessidades de jogo.
Avaliação
“A avaliação só faz sentido quando provoca o desenvolvimento do educando”. (LUCKENSI)
TIPO * Avaliação diagnóstica * Avaliação processual * Avaliação somativa ou integradora
Avaliação diagnóstica: objetiva localizar, em um determinado momento, em que etapa de construção do conhecimento o aluno se encontra e identificar as intervenções pedagógicas necessárias para estimular o seu progresso adequando às estratégias de ensino ás necessidades de cada aluno. Pode ser aplicada sempre que um novo conceito for introduzido para os alunos, não necessariamente no primeiro ano letivo.
Avaliação Processual: Mostrar se determinada tática pedagógica está ou não dando resultado.
Avaliação Somativa ou Integradora: conceito final com base em toda a observação e anotação feita durante o processo.