Plano anual de Matemática 2014
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL DE VIANA
CENTRO DE ENSINO “KIOLA COSTA”
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
TURNO:VESPERTINO
CURSO: EDUCAÇÃO GERAL
TEODORO PADILHA AROUCHA
PLANO ANUAL DE MATEMÁTICA
SÃO BENTO-MA
2014
TEODORO PADILHA AROUCHA
PLANO ANUAL DE MATEMÁTICA
SÃO BENTO-MA
2014
1-INTRODUÇÃO
Educar é uma atividade de construção de uma sociedade baseada na transmissão de cultura, portanto a atividade educativa se constitui em uma das mais importantes ações de interação social entre indivíduos.
Quando pensamos no campo educacional deparamo-nos com séculos de uma escola abstrata, formalista, autoritária, passiva e detentora de uma violência simbólica capaz de reforçar a exclusão e as desigualdades, infelizmente uma analise mais aprofundada mostra que na prática isso pouco tem mudado. O desinteresse dos alunos, os elevados índices de reprovação e evasão e baixa qualidade da aprendizagem, o desgaste e a perda de identidade dos professores, etc são alguns sinais da triste realidade que vive a nosso sistema educacional.
Nesse contexto de crise tem-se um grande desafio que é fazer com que a escola cumpra o seu papel social de humanização e emancipação, onde o aluno possa crescer como cidadão, onde o professor tenha um trabalho menos alienante e que possa repensar sua prática refletindo sobre ela e ressignificando-a para buscar novas alternativas. Para isto o planejamento se constitui num elemento essencial, nessa perspectiva vale ressaltar que o planejamento não se resume a um simples documento, o plano, na verdade o que realmente importa como alternativa de mudança é o processo de reflexão a partir da pratica cotidiana do professor e não apenas um amontoado de papel para ser engavetado nas secretárias de escolas. Por outro lado não podemos ser ingênuos a ponto de achar que só o processo de reflexão por si só seja capaz de mudar a realidade