A era dos computadores já está estabelecida?
Absolutamente todas as anteriores Eras tiveram constantes mudanças e evoluções, e o mais curioso, não em períodos de anos dentro de cada uma mesmo, evoluções na maneira de se comunicar ocorriam diariamente e constantemente. De maneira metafórica, a Era em que vivemos hoje também sofre evoluções ainda mais velozes, a todo tempo algo inovador surge para facilitar as comunicações em si dentro de determinada sociedade ou então nas transmissões de diferentes dados, informações e notícias de uma para outra.
Então, por que não dizer que já estamos sim inseridos na Era dos Computadores? Talvez pelo fato de nem todo indivíduo presente na Terra usufruir de tais equipamentos? Acredito que não seja uma tese que convença tanto, e para confirmar isso, pode-se comparar a atual Era com a Era da Escrita, onde nela, em tempos mais remotos, o acesso a documentos escritos era altamente restrito e geralmente direcionado às classes mais altas da sociedade da época, no qual se consistiam pelo Clero, Burguesia e Elites em geral. E por que o uso do computador, mesmo sendo unânime, ainda não é absoluto? Para responder essa questão, permite-se mais uma vez a comparação de Eras distintas, onde em ambos os tempos, as limitações financeiras e culturais são presentes. Infelizmente ainda há quem não possa adquirir uma máquina e/ou então não possui qualquer interesse pelo equipamento.
Porém, assim como a Era da Imprensa difundiu a alfabetização com maior abrangência, consequentemente dando acesso a documentos escritos para uma população absolutamente maior a Era anterior, isso também ocorre na Era atual. Os números não mentem, pois se pegarmos dados de quando essa difusão digital se iniciou, é nítido e evidente o fato de que uma quantidade menor de pessoas