Planilhas Eletronicas
As Planilhas Eletrônicas em nosso cotidiano, tanto nos processos administrativos, é necessário devido a importância de realizarmos nossos trabalhos de forma mais organizada e prática. Pois possibilita mantermos um controle de nossas ações, podendo ser realizadas com mais segurança, como também nos ajuda a fazer alterações sem precisar recomeçar tudo.
Portanto, as planilhas tratam de um variado número de informações de forma fácil e rápida.
2 HISTÓRIA DAS PLANILHAS ELETRÔNICAS
Em 1978, um aluno da escola de administração da Universidade de Harvard (EUA), chamado Daniel Bricklin, percebeu em uma aula de controladoria que o professor gastava muito tempo fazendo cálculos em uma planilha de controle (na lousa). Daí surgiu a idéia de automatizar o processo.
Juntamente com seu colega e programador Robert Frankston, elaborou um programa (aplicativo) que simulava o quadro negro do professor. Tratava-se da primeira planilha eletrônica. Posteriormente fundaram a empresa VISICORP, e lançaram a planilha, que batizaram de VISICALC [fig. 1].
Figura 1 Planilha Visicalc
Naquela época (1980), os micros computadores eram caríssimos, e tinham poucas funcionalidades, e com A Visicalc, percebeu-se que os micros poderiam ser utilizados para assuntos práticos do cotidiano, o que acabou impulsionando a venda de micros.
Em 1983, a Lotus Corporation lançou um programa integrado, chamado LOTUS 1 2 3 [fig. 2], que continha a planilha Lotus, que alem de gerar gráficos, tratava os dados como uma ferramenta de base de dados. Com isto desbancou a Visicalc. Por mais de uma década, a Lotus dominou o mercado de planilhas (e pacotes integrados).
Figura 2 Planilha Lotus 123
Nos ANOS 80, existiam ainda no mercado, alem da lotus e Visicalc, mais 3 planilhas: