Planilhas eletrônicas
Definição:
Uma planilha eletrônica é uma folha de cálculo composta de tabelas, que podem ser realizados rapidamente vários tipos de cálculos matemáticos. Uma planilha eletrônica pode ser utilizada para fazer qualquer atividade que tenha a necessidade de realizar cálculos estatísticos, financeiros ou científicos.
História das planilhas
No ano de 1978, na escola de administração da universidade de Harvard, nos Estados Unidos, um aluno chamado Daniel Bricklin, em uma aula de controladoria, percebeu que o seu professor gastava muito tempo realizando cálculos em uma planilha de controle que era feita na lousa, e teve a ideia de deixar este processo automatizado.
Junto com o seu amigo e programador Robert Frankiston, criou um programa que simulava a lousa do professor. E foi criada então a primeira planilha eletrônica.
Logo depois, criaram a empresa VISICORP, e lançaram no mercado a planilha, e deram o nome de VISICALC.
Em 1980, os computadores mais populares eram o Apple II tinham os preços elevados, não tinham muitas funcionalidades e com o VISICALC, percebeu-se que os microcomputadores poderiam ser utilizados para tarefas práticas do cotidiano, que estimulou a vendas dos microcomputadores.
A Lotus Corporation fundada em 1982 pelos sócios Mitch Kapor e Jonathan Sachs que hoje é parte da IBM, lançou em 1983 um programa integrado, com o nome de LOTUS 1 2 3, e foi o primeiro programa que combinava gráficos, funções de planilha e gerência de dados, (três funções, por este motivo tinha o nome de LOTUS 123) e desbancou a VISICALC.
O seu uso era fácil e flexível e se tornou um sucesso na época, contribuindo com o aumento da popularidade dos computadores pessoais.
A LOTUS dominou o mercado de planilhas eletrônicas e pacotes integrados por mais de uma década.
Existiam no mercado, nos anos 80, além do VISICALC e LOTUS, mais 3 planilhas, a MULTIPLAN, SUPERCALC e QUATTRO PRO.
Em 1990 foi lançado o EXCEL, pela Microsoft, e se tornou