Planilhas Eletrônicas
O relatório abaixo aborda questões ligadas às planilhas eletrônicas, explanando sobre sua origem, principais funções e suas respectivas aplicações. Este trabalho também oferece noções básicas de como utilizar programas de edições de planilhas eletrônicas, por meio de tutoriais comparativos entre os softwares Microsoft Excel e Open Office e ambos serviram de parâmetro para a pesquisa deste portfólio.
2. INTRODUÇÃO
Antigamente, o termo “planilha” fazia respeito a uma folha de papel na qual continha informações de forma organizada e objetiva. O seu conteúdo e sua forma eram elaborados manualmente, causando um grande trabalho a quem as utilizassem, e ainda ocupavam um enorme espaço físico dependendo da quantidade necessária de armazenamento de dados.
Com o advento da tecnologia, as planilhas assumiram uma forma eletrônica, sendo esta muito mais prática e rápida, assumindo novas funções como editoras de gráficos e funções matemáticas, além de suas aplicações antigas. Logo, a planilha eletrônica se tornou uma folha de cálculo e armazenamento de informações disposta em uma tabela, na qual podem ser efetuados diversos tipos de técnicas, seja no ambiental de trabalho e estudantil, seja na área doméstica.
Esse relatório apresentará em seu desenvolvimento um esboço sobre a história das planilhas eletrônicas, suas funções, suas aplicações e uma familiarização com programas de edição de planilhas, como o Microsoft Excel e o Open Office. Tais explanações demonstrarão por meio de conceitos e exemplos desde aspectos básicos como formatação até assuntos mais complexos como formulação de expressões matemáticas nesses softwares-parâmetros.
3. OBJETIVOS
3.1. OBJETIVOS GERAIS
Introduzir o leitor ao conceito de planilhas eletrônicas, abordando desde sua criação até suas versões mais modernas. Também é objetivo deste relatório a explanação das funções e aplicações do uso de uma planilha eletrônica, além de demonstrar como utilizar um software de edição do tema em