PLANILHA ELETRÔNICA
Planilha eletrônica
Introdução à informática
Prof. Giovanni Camargo
10/06/2013
Planilha eletrônica
A evolução do software tem apresentado significativas mudanças de comportamento da sociedade e dos negócios no decorrer dos anos. Foram introduzidas novas linguagens e programas com recursos cada vez mais sofisticados que ampliam a gama de aplicações e colocam novos conceitos de utilização e tratamento de informações, seja qual for o tipo de aplicação: Pessoal, profissional., Empresarial, científica, etc.
A revolução do software foi iniciada com o lançamento do VisiCalc, e, tem-se configurado com seis fases distintas:
1972-80 Fase da introdução: VisiCalc, as primeiras linguagens de quarta geração são introduzidas.
1980-82 Fase de desenvolvimento e disseminação: desenvolvimento de novos programas e aplicações como planilha eletrônica, processadores de texto, gerenciadores de bancos de dados, suporte gráfico, etc. contagiando as empresas com essas ferramentas de auxílio.
1982-85 Fase de consagração: Definição dos programas chamados user-friendly (Software amigáveis de fácil utilização). Software de interface amigáveis de fácil utilização, com grande parte de gerenciamento do recurso do hardware é gerenciado pelo programa. Surgem os PCs.
1984-86 Fase da integração: integração de vários níveis como, ambiente em um só programa. Surge o Macintosh com uma interface revolucionária que começa a delinear um novo ciclo de evolução / revolução.
1986 - 82 fase de amadurecimento: Com a crescente disseminação e o grande uso dos micros agregado à integração surgem mais recursos e uma interface com o usuário cada vez mais amigável. Nessa fase novos recursos começam a ser incorporados de uma forma mais madura como a comunicação e as redes de micro, as planilhas tornam-se ferramentas padrão para a construção de sistemas, de apoio, a decisão de modelos quantitativos. 1993/? ponto de ruptura - início de um novo ciclo de evolução /