Planeta Terra
Cosmologia Conjunto de doutrinas e princípios que têm por objetivo pesquisar e explicar o nascimento, o progresso e a disposição estrutural de todos os elementos do universo.
Quanto a esse tipo de ciência, por vezes existe uma discordância, por parte da sociedade ocidental, entre a fé e a ciência. Fé Judaico-Cristã e Grego-Românica. Além disso, há uma outra discordância, onde se diz que não há como separar o corpo e a alma.
Perspectivas filosóficas da ciência ocidental
a) Ateísmo: Não crer na existência de divindades.
b) Deismo: Crer na existência de divindade, que tudo criou, entregou nas mãos do homem e ali cessou seu trabalho.
c) Teofanismo: - Criacionismo: Segue o texto bíblico. - A manifestação do sagrado é um atributo aos eventos e fenômenos.
Segundo a teoria do Big Bang, o Universo teria nascido de uma enorme explosão, há aproximadamente 15 bilhões de anos, onde até então tudo estava concentrado em um único ponto com temperaturas e densidades energéticas altíssimas, até explodir e daí começa sua expansão que segue até hoje. A cosmologia moderna adota o modelo de “Universo Fechado” para possibilitar o entendimento lógico sobre o inicio a partir da “Grande Explosão”
Também se fala dos Neutrinos (matéria escura) que preenche todo o espaço interpalático e interplandário, considerada de maior volume quando comparado à matéria visível.
Além de admitir-se possibilidades de uma regressão, ou seja, na interação gravitacional entre corpos e matéria visível e matéria invisível o movimento cósmico seria gerado e iniciaria uma contração tendo elevação de temperatura e densidade, ou seja, “terno surgir e ressurgir cósmico”
Astronomia
Estima-se que as primeiras galáxias tenham surgido há 8 bilhões de anos aproximadamente, e a Via Láctea (Sol, Terra e seus demais corpos) há 4,6 bilhões de anos.
Condições para um Astro (ou corpo celeste) figure no status de Planeta:
Descrever