planeta terra
Mais em um passado remoto sua forma nem sempre foi assim tão agradável. Caracterizam como mares de fogo (larva) gelo e atmosfera rica em gases venenosos.
Hutton foi um escocês que se dedicou a examinar as várias rochas de sua Fazenda, ele queria entender como surgiram as rochas na Terra, fez expedições pela Escócia para estudá-las, para ele a Terra teria uma idade incalculavelmente maior que a ditada pela igreja, entendia que demoraria muito tempo para que fossem formadas, deram a ele o título de pai da geologia moderna.
Do século XVIII os estudos demonstraram as etapas em que o planeta passou ante de se forma no que e hoje,a primeira sendo a era do fogo formada pela colisão de milhares de meteoros que circulavam no sistema solar, liberaram muito calor, um oceano de rocha fundida,a radioatividade das partículas que compunham a Terra como o Urânio, Tório e Potássio que fornecia esse calor declinava e fazia com que a superfície do planeta se resfriasse lentamente. Através de partículas de Urânio encontradas foi feita a datação do planeta, que, de milhões, passou a bilhões de anos. O elemento radioativo Urânio decompunha-se em outro elemento, o chumbo e isso ocorre muito lentamente e medindo a proporção de Urânio e Chumbo em cristais presos em velhas rochas chegou a conclusão de que a Terra tem 4,5 Bilhões de anos de idade.
Com o declínio de a radioatividade o planeta transformar-se num mundo aquático, com 100 milhões, mais a origem da água ate hoje e um mistério. Possivelmente os meteoros e cometas cheios de água e gelo que choviam na superfície trouxeram a água, que em condensação fez com que chovesse a maior tempestade do planeta, choveu por milhões de anos e transformou a Terra em um mundo aquático, quando ela estava com500 milhões de anos era praticamente