Planejamento
Escola:
Acadêmicas:
Data da intervenção/horário:
Turma: 1° A
Professora regente: Marlene
Disciplina: Português
a) objetivos (localizar e seguir conforme o currículo de maringá - em anexo);
b) conteúdo (explorar a origem científica do conteúdo e o conceito que envolve);
Cantigas de roda, cirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. São uma grande expressão folclórica, e acredita-se que pode ter origem em músicas modificadas de um autor popular ou nascido anonimamente na população. São melodias simples, tonais, com âmbito geralmente de uma oitava e sem modulações. O compasso mais utilizado é obinário, porém não raramente também o ternário e o quaternário. Entre as cantigas de roda mais conhecidas estão Roda pião, Escravos de Jó, Rosa juvenil, Sapo Cururu, O cravo e a rosa, Ciranda-Cirandinha e Atirei o pau no gato.
Em outras palavras, Cantigas de Roda é um tipo de canção infantil popular relacionada às brincadeiras de roda. Nesse sentido carregam uma melodia de ritmo limpo e rápido, favorecendo a imediata assimilação. Estão incluídas nas tradições orais em inúmeras culturas. No Brasil, fazem parte do folclore brasileiro, incorporando elementos das culturasafricana, européia (principalmente portuguesa e espanhola) e indígena.
c) encaminhamento metodológico (passo a passo da aula);
Explicar a origem das cantigas de roda
Questionar se alguém conhece alguma cantiga de roda
Apresentar a cantiga de roda:
Utilizar o violão para apresentar algumas cantigas
Atividade 3
Na última atividade dessa aula, iremos junta as coreografias das cirandas com a caracterização dos personagens que a constituem, fazendo com que os alunos também interpretem a música. Por isso, nessa atividade escolhemos a ciranda “ A Linda Rosa Juvenil”. O professor escolherá um aluno para ser o Rei, uma aluna