planejamento
Planejamento é um processo continuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.
Planejamento diz respeito ás tarefas mais abrangente, principalmente no que se refere às capacidades de produção e a programação está intimamente ligada ao detalhamento deste planejamento. Tem como principal objetivo visualizar situações e condições, prevendo o máximo possível de possibilidades e desenvolver as ferramentas, métodos ou estratégias para transpor e solucionar obstáculos.
A não utilização desses planos (tático, operacional e estratégico) põe a empresa em risco, pois toda decisão passa a ser um tiro no escuro, onde a possibilidade de atingir o objetivo e muito remoto, contando apenas com a sorte. O administrador deve sempre desenvolver planos de ação, criar condições para que as estratégias sejam plenamente implantadas e tragam os resultados esperados. Ainda que algumas situações escapem ao controle, o planejamento é essencial para que essas situações apareçam com a menor frequência possível, não comprometendo os planos de ação e nem os objetivos da empresa.
1.1 ETAPA 1
1.2 PASSO 1 (INDIVIDUAL)
Segundo o dicionário da língua portuguesa, o ato de planejar quer dizer traçar, fazer plano de, projetar, programar, planificar. Quando pensamos em relação a uma empresa, existem três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional.
Pode ser considerado como estratégico todo planejamento realizado no nível institucional da empresa. É orientado para o futuro, de modo que se torna necessário tomar decisões baseadas, muitas vezes, na intuição e no julgamento. A ação empresarial parte do planejamento estratégico, decidido no nível mais alto da organização, mas para que esse planejamento seja executado, é necessário que seja implementado nos níveis mais baixos