Planejamento
A PRATICA DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
AUTORA
Ana Cristina da Cruz Santos RA-198626
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
A PRATICA DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
GLORIA DE DOURADOS-MS
2012
O autor destaca pontos importantes sobre o Planejamento Educacional, a sua contribuição busca converter - se métodos antigos em novas fontes de conhecimentos. Priorizando essa prática educativa no contexto da realidade social, as possibilidades de superação das injustiças sociais surgirão, objetivando-se a valorização da pessoa humana.
(...), as possibilidades estão dadas na realidade, mas não são automaticamente transformadas em alternativas profissionais. Cabe aos profissionais apropriarem-se dessas possibilidades, é como sujeitos, desenvolve-las transformando-as em projetos e frentes de trabalho. (IAMAMOTO, 1998, p.21).
Esse plano surge como um processo de desenvolvimento da humanidade ao esclarecer um determinado assunto, mesmo dando resultado em longo prazo. Nele aparecem três grandes linhas: o gerenciamento da qualidade total, o planejamento estratégico e o participativo que se somam ao operacional. Cada um deles comporta possibilidades de transformação social ou de conservação dos modelos existentes, utilizando o planejamento como meio organizacional.
Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. (IAMAMOTO,1998, p.20)
O