Planejamento e a engenharia
Marcos Portnoi
Introdução
O presente texto pretende abordar o tema planejamento, fazendo-o sob o ponto de vista da Engenharia. Objetiva-se, na dissertação, trabalhar três questões básicas:
Definir planejamento e sua aplicabilidade para a engenharia;
Discutir sobre o trinômio tempo-qualidade-custo no planejamento de um negócio;
Abordar algumas técnicas de planejamento aplicáveis a projetos de engenharia.
Planejamento: definição
O planejamento é uma parte vital e indissociável de qualquer projeto, processo ou atividade, desde as mais banais até as extremamente complexas. Pode ser definido como o ato de traçar um plano ou roteiro a ser executado em determinado empreendimento, realizado tipicamente em etapas, com um objetivo a ser atingido.
Qualquer atividade requer planejamento, mesmo que seja uma simples decisão de que cor de meia vestir. Logicamente, algumas atividades requerem uma ação de planejar mais profunda, enquanto que para outras isso é dispensável. Por exemplo, uma decisão do que comprar num supermercado pode depender somente de alguns cálculos mentais simples, uma lista de produtos em necessidade armazenada na memória ou num pedaço de papel e uma escolha de que meio de pagamento usar.
Mas observe-se que é possível inflar o trabalho de planejamento. O cálculo mental simples é melhorado com o uso de uma calculadora. A lista de produtos a comprar é previamente preparada em casa, notando o estoque atual e mantendo-se um controle de uso de cada produto, de modo a estimar a curva de consumo e prever a quantidade a ser comprada por um período decidido. As características dos produtos podem ser previamente pesquisadas, bem como suas quantidades na embalagem, de forma a fazer uma lista prévia das possibilidades de escolha de produtos similares mais ótimos. Em adição, prepara-se um orçamento para a compra e, com base neste, decide-se o meio ideal de pagamento, considerando-se taxas, prazos, descontos, fluxo de caixa e