A engenharia e o planejamento
O planejamento é uma parte vital e indissociável de qualquer projeto, processo ou atividade, desde as mais banais até as extremamente complexas. Pode ser definido como o ato de traçar um plano ou roteiro a ser executado em determinado empreendimento, realizado tipicamente em etapas, com um objetivo a ser atingido.
Em toda empresa é essencial o uso de técnicas de planejamento, e a engenharia está intimamente ligada ao planejamento, pois o objetivo da engenharia é usar do conhecimento e técnicas científicas para manipular os recursos da natureza para o benefício da humanidade, de maneira econômica.
Um engenheiro então é treinado para:
Analisar um problema um problema usando técnicas e conhecimento científico
Modelar o problema matematicamente
Testar soluções para o modelo e interpretar os resultados
Implementar a melhor solução
Continuamente reavaliar o sistema e solução de controle
Que nada mais é do que um plano ou roteiro básico para realizar objetivos.
O planejamento em qualquer empresa se ordena em três níveis distintos:
Planejamento estratégico
Esta etapa do planejamento é, normalmente, de responsabilidade dos níveis superiores da empresa e diz respeito à formulação de objetivos e a seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua realização, considerando as condições externas e internas à empresa, além da evolução esperada, sua sobrevivência a longo prazo, crescimento e eficácia.
Planejamento tático
Esse nível define como vai ser realizado o planejamento. Ele é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicas e claras.
O principal objetivo do planejamento tático é promover um contato eficaz entre o nível estratégico e o operacional.
Planejamento operacional
Aqui, observa-se a prática do planejamento idealizado. O operacional focaliza no trabalho junto aos funcionários que não fazem parte do setor administrativo,