planejamento na engenharia civil
O planejamento é de fundamental importância, pois executar um projeto implica em realizar algo que nunca foi feito antes. O ideal é que se utilizem padrões de planejamento disponíveis na empresa, o que facilitará bastante o trabalho.
Uma metodologia que vem crescendo muito no Brasil é a metodologia PMI (Project Management Institute) com milhares de profissionais com a certificação PMP (Project Management Professional) atuando para a melhoria dos processos de construção.
O planejamento bem elaborado de um projeto é a atividade fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento tanto na etapa da concorrência quanto no início e durante todo o período da obra, pois assegura, com base nas premissas assumidas, uma probabilidade favorável com relação aos resultados esperados.
A seguir alguns fatores que podem afetar a execução de uma obra e que devem ser considerados nas premissas básicas do planejamento:
- A data de início dos serviços, para um mesmo número de dias corridos deprazo a data de início da obra altera o número de dias disponíveis de trabalho, em função dos domingos e feriados e em função dos períodos de chuvas, marés, etc.;
- A topografia local, afeta a produtividade dos equipamentos;
- O clima, afeta o número de dias trabalháveis;
- A geologia, afeta a produtividade da mão de obra e dos equipamentos;
- A existência de interferências (linhas de transmissão, redes de serviços públicos, áreas de proteção ambiental, sítio arqueológicos, desapropriação de áreas), afeta o desenvolvimento dos trabalhos e o prazo da obra;
- A disponibilidade dos equipamentos afeta a metodologia, a produtividade e os prazos da obra;
- Os anseios do cliente, a disponibilidade de recursos financeiros os interesses públicos e políticos afetam o ritmo dos trabalhos e o prazo da obra.
Portanto, premissas básicas são todas essas considerações que deverão ser identificadas antes de serem iniciados os trabalhos de planejamento, pois poderão afetar diretamente