Planejamento e gestão de evento
As provas da Ginastica Rítmica são regidas por uma código de pontuação, que é feito por um comitê técnico, esse comitê regi as regras de competições adultas e juvenis, nas competições internacionais a FIG é a responsável (federação internacional de ginástica).
Enquanto duração individual, a atleta deve se apresentar entre 1 e 15 a 1 mim e 30 segundos, já na apresentação de grupo composta por no máximo 5 meninas elas tem 2 mim e 20 segundos de apresentação. Cada atleta deve fazer os 4 aparelhos, sendo que a cada 4 anos um aparelho é retirado do ciclo.
A área de competição é de 13 x 13 metros, sendo que a atleta necessariamente precisa utilizar de todos o espaço dessa área. Existe na lateral da área aparelhos reservas, para que seja utilizado em caso de necessidade, por exemplo, a fita quebrar, a bola for lançada muito longe e a atleta não conseguiu recuperar.
O collant, é a roupa utilizada pelas atletas, elas usam muito brilho e bordados para que sua apresentação fique mais bonita, contando ponto subjetivamente, um collant custa em média 5 mil reais, e na apresentação de equipe todas devem estar usando o mesmo modelo, com os mesmos detalhes.
A Banca de árbitro é montada por 4 árbitros de dificuldade que poder dar o máximo de 10 pontos, 4 á 5 árbitros de execução que podem dar até 10 pontos, 1 arbitro coordenador e 2 árbitros laterais que são responsáveis por sinalizar alguma saída do aparelho ou da atleta da área permitida.
A atleta já começa com uma nota de partida, pois já é entregue para o arbitro uma ficha que possui a série que ela irá executar, ele então julga se os movimentos foram ou não validados.