Planejamento e Controle
O mercado está cada dia mais competitivo, e para sobreviver a esse desafio as organizações precisam planejar, definir suas estratégias e manter o controle visando os objetivos traçados. O relatório abaixo apresenta diferentes abordagens utilizadas para planejamento e controle das empresas:
• Business Brain: O B2 como também é chamado é uma metodologia inserida ao Sistema de Apoio Executivo, permite que seus usuários tenham acesso a tempo real a informações internas e externas à empresa no formato de indicadores de desempenho, exibidas através de displays. Com informações claras e confiáveis e rápidas é possível melhorar a posição competitiva da empresa.
• Tecnologia da Produção Otimizada: Também chamado de OPT, é uma técnica de gestão de produção baseada na Teoria das Restrições foi desenvolvida para focalizar a taxa de produção da empresa, a qual é desnecessária quando não se tem mercado. Este também ajuda a tratar dos gargalos de produção: máquinas, pessoas, tempo. Identificando tais gargalos procura-se removê-los buscando nova restrição e assim sucessivamente sempre focalizando a parte crítica do processo de produção. Dessa forma, o OPT releva a importância da junção das áreas de Produção, Marketing e Vendas, para obter o melhor resultado para a empresa, da relação Produção X Mercado.O OPT não é uma forma alternativa ao MRP, mas sim, um complemento, já que são possíveis de utilizarem juntos. A programação do MRP nos locais considerados não-gargalos, pode ser feita de modo mais simples, se utilizado métodos do OPT. O OPT pode ser melhor elaborado e utilizado em linhas de produção muito complexas e que apresentam grande número de estações de trabalho. Em locais aonde a fábrica, como um todo, é vista como apenas uma unidade de produção, os indicadores de desempenho operacional são mais utilizados na gestão da