Planejamento e controle de produção
PCP (Planejamento e Controle de Produção) para que aja uma boa produção é essencial que a empresa possua o setor de PCP, é através dele que será orientado como devera ser a produção, quanto produzir o que produzir como vai produzir. (TUBINO, 2007)
Dentro dos limites impostos por seu projeto operação deve operar continuamente. Com isso preocupa-se com o “Planejamento e controle”- gerenciar as atividades da operação produtiva, de modo a satisfazer de forma continua á demanda dos consumidores. Qualquer operação produtiva requer plano e controle, mesmo que o grau de formalidade e os detalhes possam variar. (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2008).
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E SUA IMPORTANCIA NA ADMINISTRAÇÃO
A área de Planejamento e Controle da Produção (PCP) toma decisões de manufatura, cujo objetivo corresponde tanto ao planejamento como ao controle dos recursos do processo produtivo a fim de gerar bens e serviços.
É também um sistema de transformação dos resultados, pois recebem informações sobre os estoques existentes, vendas previstas, linhas de produtos, modo de produzir e capacidade produtiva. O PCP tem como incumbência programar as ordens de fabricação.
De acordo com Zaccarelli (1982), a programação e controle da produção consistem essencialmente em um conjunto de funções inter relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa. Desta afirmação podemos salientar três características básicas da programação e controle da produção: conjunto de funções, comando do processo produtivo, núcleo de coordenação entre setores administrativos.
Algumas funções podem ser de grande importância em uns tipos de indústrias, enquanto que são atrofiadas ou inexistentes em outros tipos. Além disso, certa função poderá ser executada dentro de normas diferentes em mesmo tipo de indústria, q que provoca alterações na forma de comandar o processo produtivo