Planejamento e controle de produção
(MOREIRA, 1999, p. 7)
Slack et al. (1997) afirmam que o projeto da operação produtiva estabelece a forma fisica e a estrutura da produção. Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que preocupam-se o planejamento e o controle, “gerenciar as ativividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores”. (SLACK et al., 1997,
p. 318)
Apesar de serem complementares e estarem inter-relacionados, planejamento e controle são diferentes. Slack et al. (1997) afirmam que um plano é a formalização do que se pretende que aconteça em um determinado momento no futuro. “(...) é uma declaração de intenção de que aconteça”. (SLACK et al., 1997, p. 320) Os autores atentam para isso, porque, segundo eles, um plano não garante que aquilo vá acontecer como o esquematizado, pois muitas variáveis estão envolvidas na sua realização. É aí que entra o controle que segundo Slack et al. (1997, p. 321) “ é o processo de lidar com essas variáveis”.
Slack et al (1997, p. 322) afirmam ainda que “planejamento e controle é o processo de conciliar demanda e fornecimento”.
O Planejamento e Controle da Produção é, segundo ZACCARELLI (1987, p.18), um conjunto de funções que, além de planejar e controlar, comanda e coordena a produção.
Pode-se dizer, gerencia a produção, pois as funções administrativas estão todas presentes.
O PCP pode ser decomposto, segundo ERDMANN (1994), em Planejamento,
Programação e Controle. Por planejamento deve-se entender aquelas funções de