Planejamento e Controle de Produção
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
ATPS
PORTO ALEGRE/RS (22482) - RS
ADMINISTRAÇÃO / 06 / N60 / 2013
INTRODUÇÃO
As organizações em geral vêm buscando incessantemente a excelência em seus processos. Tal procura visa oferecer produtos e serviços cada vez melhores a preços competitivos; reduzir custos sem comprometer a qualidade; gerar benefícios aos acionistas e funcionários; oferecer aos clientes produtos de qualidade e preço acessível; obter lucro, que é o que todos esperam, com isto garantido a sobrevivência das organizações.
Este processo contínuo de melhoria não é apenas uma opção a mais que as empresas possuem para traçar suas diretrizes gerenciais, mais sim uma questão de sobrevivência em ambiente fortemente competitivo.
Possuir estoques em níveis adequados, analisar, programar e controlar as diversas variáveis que os estoques sofrem, tornou-se uma das questões de sobrevivência.
Os estoques de produto acabado representam capital parado, capital que poderia ser utilizado em outro investimento, mas sem eles as empresas não conseguem atender às incertezas do mercado. Neste contexto, é inevitável possuir uma gestão de estoques que garanta o atendimento dos clientes e também que não impacte no negócio, mantendo o capital empregado nos estoques em níveis que não comprometam o resultado final da organização.
O setor de PCP (Planejamento e Controle de Produção) tem uma das principais funções dentro das organizações, pois através do planejamento realizado pelos mesmos a empresa consegue realizar controle de seus estoques, e melhorar a produção nas linhas produtivas, diminuindo setups e aumentando produtividades, fazendo com que os produtos cheguem até os clientes sem atrasos e na quantidade correta.
Para entender melhor esse processo e como o gerenciamento do mesmo pode impactar positivamente ou negativamente