processo do estêncil
-Contexto histórico:
O Estêncil foi utilizado ao longo dos tempos, para diferentes fins. Da sua origem pouco se sabe, alguns autores datam o seu início antes de 500 a.c. em países orientais como a China e o Japão. Os Fenícios inclusive, utilizavam a técnica de Stencil, para estampar tecidos. Com o passar dos anos o Estêncil foi adquirindo outras utilidades, servindo para decorar ambientes ou assinar documentos em série. Durante a Segunda Guerra Mundial, começou a ser utilizado em intervenções urbanas como forma de propaganda de guerra e também como forma de impressao nos uniformes e material de guerra. Hoje assistimos a um novo movimento artístico chamado Stencil Art, urbano, feito na rua e para arua, os suportes são as paredes das cidades do mundo. Os artistas poucas vezes identificados, utilizam este meio como forma de expressão.
-Como é o processo do Estêncil:
Estêncil, é um dos métodos mais simples de duplicação, onde corta-se um cartão de papel (ou Materiais mais maleáveis como, papelão e plástico que são melhores para aplicar essa técnica, mas dependendo do número de vezes que você pretende usá-lo, um material mais denso como madeira e metal pode ser mais interessante) e depois impressa por fricção de rolamento, ou de pulverização de tinta por meio dos furos que funcionam como um molde para que um design feito previamente seja posto em uma superfície seja ela tecidos, móveis, paredes, vasos, objetos de madeira, gesso, cerâmica entre outras diversa superfícies.
Segue abaixo os links -Tutorial de como se fazer um estêncil: http://kohl.com.br/112/ Videos demonstrativos da impessão com estêncil: http://noo.com.br/en/o-som-do-stencil-2/ http://youtu.be/yHsojM5d5no
- Corte de Stencil na maquina de corte a laser ZL Tech:
http://www.youtube.com/watch?v=JJ9suvnxnno