Impressão
DEPARTAMENTO DE DESIGN
MEIOS DE IMPRESSÃO
TALISSONN AFONSO BUCHINGER DA SILVA
JOINVILLE-SC
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Em boa parte da história da civilização humana a escrita esteve presente, comunicando, informando, diversificando formas de interação entre os homens, o mesmo se fez quando o homem tentou buscar uma forma de poder passar este informação sem utilizar sai própria grafia e sim um carimbo algo que transmitisse para os demais os que eles queriam, assim foi o inicio de uma revolução, que iria mudar para sempre a maneira de pensar do homem e maneira de expor a informação. Este trabalho visa mostrar alguns meios de impressão, desde os tipos móveis de Gutenberg até os meio de impressões atuais.
1 Tipos Móveis
A impressão vem evoluindo constantemente por meio das tecnologias, muitos livros trazem que a impressão começou na China no século IV com a utilização de blocos de madeiras nos quais eram entalhados palavras e imagens, mas com a revolução dos Tipos Móveis de Gutenberg isso mudou muita coisa chegando aos dias atuais.
1.1 Impressão dos Tipos Móveis
Esta invenção de Johannes Gutenberg foi o meio de impressão que deu origem as grandes máquinas de impressão que temos hoje em dia, a prensa dos tipos móveis foi inventado a partir de uma prensa de vinhos, foi uma grande revolução, pois ali nascia o que iria se tornar a maior descoberta para na área de impressão. Este tipo de impressão é feito a partir de um molde no qual permitia antes da impressão poder corrigir e revisar se estava correto, então cada um destes caracteres era esculpido em uma punção de aço, que bate contra uma placa de metal mais macia, assim formando a matriz(molde).
Os Tipos Móveis então são montados linha por linha (Linotype) ou letra por letra (Monotype), depois de montados os tipos são amarrados