Planejamento e controle de produção
1. INTRODUÇÃO
Toda empresa trabalha com objetivos e projetos, nada se faz por fazer. Elas planejam, estudam e trabalhão sua produção em conjunto com outros setores, cada um com sua proposta chegando assim ao planejamento e controle de sua produção.
Trabalha no sentido de aumentar sua eficiência usando adequadamente os recursos que tem, e usando a eficácia para atingir seus objetivos. A eficiência são os meios, os métodos, normas, procedimentos e programas – enquanto a eficácia se resume aos objetivos a serem alcançados.
No entanto, nem sempre a eficiência e a eficácia andam juntas, por vezes se tem uma e não a outra. Porém, se não temos a eficiência, com certeza a eficácia estará comprometida, não atingindo assim seus objetivos.
CONCEITOS DE PCP
O planejamento diz respeito às tarefas mais abrangentes, principalmente no que se refere às capacidades de produção e a programação está intimamente ligada ao detalhamento deste planejamento, é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O planejamento dá bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer.
O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva sendo que toda e qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos, planejar e controlar significa garantir quantidade e qualidade, mesmo havendo mudanças de planos.
Nos últimos anos, poucas áreas dentro da Administração de Empresas mudaram tanto quanto a Administração da Produção. Durante anos, a produção foi considerada quase um mal necessário, suportado pêlos demais setores porque, afinal, uma empresa manufatureira não podia escapar de fazer seus produtos.
Hoje vemos que é muito importante se